Introdução da visita;
Apresento aqui o relatório referente á visita de estudo ao museu da electricidade (central tejo) realizada no dia 8/05/2012 que teve como objectivo o aprofundamento do nosso conhecimento sobre a electricidade, o seu funcionamento e produção.
Desenvolvimento;
Á chegada …
Pudemos observar o local onde o carvão era descarregado depois da sua chegada ao rio tejo através de embarcações onde de seguida era encaminhado para a parte superior da central onde se localizavam as caldeiras de alta pressão.
De seguida a turma entrou na central e depois de alguns momentos de espera dirigimos nos a uma sala reservada á apresentação de diversas fontes de energia, particularmente as renováveis. (hídrica, eólica, solar…)
Depois de uma breve apresentação destas energias, de observarmos e entendermos o seu funcionamento prosseguimos e fomos para junto de um dos geradores da central onde nos foi explicado o seu funcionamento.
Encaminharam nos para a sala das caldeiras de alta pressão onde observamos tanto o seu exterior como interior. No interior debaixo de nós encontrava se o tapete de grelhas que queimava o carvão.
Continuamos atrás do “guia” e seguimos para a sala dos cinzeiros onde o ambiente em tempo de trabalho era mais severo, com temperaturas elevadas e respiração de cinzas resultantes da queima do carvão, nesta zona os trabalhadores passavam muitas dificuldades alguns morrendo devido á inalação de cinzas.
Acabada esta parte fomos visitar o último local antes do final da visita onde existiam vários tipos de jogos e demonstrações práticas sobre a electricidade. Este é um espaço que o Museu tem especialmente dedicado á diversão dos visitantes (mais jovens)
Conclusão;
O museu da electricidade é sem dúvida um ponto importante da cidade de Lisboa, o seu interior deve ser visitado para as pessoas ficarem a conhecer o passado do museu, o seu funcionamento e aprenderem novas coisas sobre a electricidade que nem todo o povo sabe. Foi uma visita de estudo muito importante para mim, para aumentar os meus conhecimentos e acabar com as minhas dúvidas sobre este tema.
Sem comentários:
Não são permitidos novos comentários.